Eu sei, eu sei. Já é dia 31 de janeiro e eu aqui falando de metas.

Entendo. Mas também entendo uma coisa: sabia que a maioria das pessoas desiste das próprias resolução de ano novo ainda em janeiro?

A realidade é dura.

Às vezes no calor da emoção ali, no finalzinho do ano anterior, a gente coloca coisas na cabeça que são até impossíveis de serem realizadas.

Por isso, levo à serio esse lance de traçar metas tentando utilizar ao máximo o acrônimo “SMART”: Specific (específica), Measurable (mensurável), Achievable (atingível), Relevant (relevante) e Time-bound (com prazo).

Outra ferramenta que pode ser útil também é a metodologia dos OKRs (Objectives and Key Results – Objetivos e resultados-chave).

Na verdade, meu método pessoal acaba combinando as duas técnicas acima.

Porém, a ideia aqui não é se aprofundar nessas metodologias. Posso fazer isso em momento oportuno.

O que eu gostaria de te encorajar a fazer é em que ao menos, tente levar seus objetivos mais a sério e escrever as coisas que você realmente tem desejo de realizar.

Você quer ser promovido (quem não quer) até o fim do ano?

Perder 15kg até o seu aniversário (sorte sua se seu aniversário for em Novembro)?

Finalizar uma corrida seja de 5km, 10km ou até uma meia maratona ainda em 2025?

Coloque no papel. Escreva sem restrições tudo aquilo que está dentro do teu coração.

Analise, filtre, reescreva, refine, revise.

O papel tem essa “mágica” de que uma vez que você tem um documento bem na sua frente dizendo o que você precisa fazer, parte de ti sempre vai querer dar aquele “check” na pendência.

Muitas vezes não atingimos coisas em alguns casos até mais simples por falta de foco, clareza e um organização.

E falando em coisas simples, sabe algo que me fez sentir bem logo no início do ano? Arrumar a área de serviço aqui de casa. Isso mesmo.

Em determinados momentos, nosso entorno reflete o que passa nas nossas mentes.

Todos os dias de 2024, eu olhava aquela área e me gerava uma angústia pelo fato de saber que as coisas não estavam em seus devidos lugares.

Peguei uma tarde inteira, limpei, organizei, joguei várias coisas foras. No final do dia, olhei todo orgulhoso como ficara.

No fim, é basicamente isso. Organizar os pensamentos, colocar cada coisa no seu devido lugar, escrever no papel e ter a certeza que você vai errar, acertar mas ao menos, terá um mapa que te guiará nos teus objetivos pessoais.

Grande abraço!

Deixe um comentário

Meu nome é Paulo

Sou engenheiro de produção de formação com MBA em negócios e trabalho numa multinacional renomada na área de vendas. Seja muito bem-vindo a esse espaço onde compartilho pensamentos, hobbies, discuto equilíbrio entre trabalho e vida saudável, além de refletir sobre a busca por propósito. Espero você nessa jornada. Vamos juntos?

Vamos nos conectar?