Somos todos inquilinos nesse mundo.

Sou casado há pouco mais de quatro anos e sempre vi casais novos com idades próximas à nossas e até alguns mais jovens, investirem muito em sua festa de casamento, financiamento da casa própria e um carro novo na garagem.

Sempre me questionei se essa era a vida padrão que deveríamos seguir.

Veja, não quero dizer que conquistas materiais não são importantes. Eu acredito piamente que sim. Faz parte da vida possuir coisas pois é importante vivermos com certo conforto e garantir isso à nossa família. E outro ponto é que, se realmente for seu sonho e desejo possuir tais coisas, vá em frente. Não deixe ninguém lhe dizer o que você pode querer ou não.

Gostaria apenas, de ressaltar a seguinte reflexão que vi recentemente em algum “reels” no instagram: tudo isso que temos hoje, em algum momento vai ser utilizado por pessoas que ainda nem nasceram. Seremos somente uma menção ou alguma fotografia na parede de nossos descendentes em um futuro próximo.

Citarei aqui, o que vários “gurus” de finanças falam por exemplo, no que diz respeito ao financiamento da casa própria. A maioria esmagadora conclui que é melhor alugar do que entrar em algum financiamento.

Não vou entrar no mérito financeiro. Deixo isso para os especialistas. Gostaria de ir um pouco além, mostrando uma questão mais prática: imagine que você é recém casado e você e sua esposa decidem que é importante adquirir seu próprio imóvel que de preferência, seja perto do trabalho de vocês.

Isso pode funcionar por certo tempo mas, imagine que um de vocês conseguem uma oportunidade em outra cidade ou ainda, em outro país? Claro que é possível se desfazer desse imóvel mas não será nada fácil pois pode ser preciso tempo e paciência. Vocês podem inclusive, perder parte desse investimento tendo que se desfazer às pressas de um imóvel.

Imagine também, que esse apartamento financiado por vocês possui dois quartos. Um deles é o quarto do casal e o outro ficou como “escritório” devido à parte do trabalho dos dois ser realizado no modelo de home office (coisa muito comum hoje em dia). Porém, vocês descobrem uma gravidez, que é sempre uma benção e voilá! Vocês descobrem que vão precisar de mais espaço quando o bebê vier, o que significa, um apartamento maior.

Por isso, ao menos no início da jornada do casal, acredito que o aluguel mantém vocês muito mais flexíveis a qualquer tipo de mudança.

Isso foi só uma ilustração de que somos nômades por natureza. Estamos aqui de passagem e não devemos nos aferrar à apenas o lugar onde nascemos. Existe um mundo gigante lá fora cheio de novas pessoas, lugares e muito, muito aprendizado, pronto para ser adquirido.

Se somos inquilinos desse mundo, nos movamos pois não somos como as árvores de onde a beleza se demonstra de forma fixa.

Deixe um comentário

Meu nome é Paulo

Sou engenheiro de produção de formação com MBA em negócios e trabalho numa multinacional renomada na área de vendas. Seja muito bem-vindo a esse espaço onde compartilho pensamentos, hobbies, discuto equilíbrio entre trabalho e vida saudável, além de refletir sobre a busca por propósito. Espero você nessa jornada. Vamos juntos?

Vamos nos conectar?